Agora

Ivanor Barros

12:30 - 13:15

Notícia

Superlaboratório pode revolucionar o manejo agrícola do Brasil

Com tecnologia que só existe na Suíça, o Sirius dará a mais cientistas acesso à luz síncrotron, que amplia imagens e permite entender o func
Superlaboratório pode revolucionar o manejo agrícola do Brasil

O superlaboratório Sirius, em fase final de construção, vai impulsionar a pesquisa científica no Brasil e pode mudar as formas de manejo da agricultura. O orçamento total da obra é de R$ 1,8 bilhão. O atual acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) tem 93 metros de circunferência. O novo terá 518 metros.

A diferença entre os dois não está apenas na extensão: a tecnologia que será disponibilizada existe apenas em um laboratório na Suécia. Com ela, será possível mapear situações rotineiras do campo, como a absorção de nutrientes pela raiz das plantas. “Podemos observar como esses nutrientes estão sendo transportados, onde eles vão se alojar e entender essa distribuição. Assim, a gente ganha um conhecimento fundamental”, diz Hélio Tolentino, pesquisador do LNLS.

Para isso, os cientistas se utilizam de luz síncrotron, que permite ampliar a imagem. A radiação, invisível a olho nu, é produzida a partir de uma corrente que percorre o acelerador a uma velocidade próxima à da luz, cerca de 300 mil quilômetros por segundo.

A expectativa é receber pelo menos 1.500 estudiosos nos três primeiros anos e dobrar esse número nos anos seguintes. Mas, antes de terem acesso à tecnologia, os projetos terão que passar por uma triagem.

Pesquisador do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, João Carvalho diz que é uma oportunidade única e um desafio grande. “Sou engenheiro agrônomo e a linguagem de um laboratório igual a esse é totalmente física. A gente tem que sair da nossa zona de conforto, mas em prol de algo maior que é conseguir entender coisas que você não conseguia até pouco tempo atrás”, conta, animado. Ele estuda como aumentar a produção de cana-de-açúcar com o menor impacto possível ao meio ambiente.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

16 Jan
Ciência, Tecnologia e Saúde
Brasil e Paraguai não chegam a acordo sobre tarifa de Itaipu

Lula e Santiago Peña discutiram assunto durante reunião em Brasília

16 Jan
Ciência, Tecnologia e Saúde
Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Previsão é iniciar imunização em fevereiro

16 Jan
Ciência, Tecnologia e Saúde
MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.