Notícia

Com atraso na colheita, exportações de soja devem normalizar em março

Segundo analista de mercado, o Brasil ainda conta com 60 milhões de toneladas de soja para ser negociadas especialmente com a China
Com atraso na colheita, exportações de soja devem normalizar em março

Processadores de soja da China devem ser forçados a restringir as operações nos próximos meses por conta do atraso na colheita do Brasil, que é o maior em 10 anos, de acordo com a consultoria Agrural. Além dos trabalhos no campo, as exportações do grão são afetadas. Para o analista de mercado Vlamir Brandalizze, as operações de embarque do Brasil devem ser regularizadas em breve.

“As exportações estão muito abaixo do esperado, com 1,2 milhões de toneladas embarcadas até a terceira semana deste mês, ante quase 5 milhões exportadas em igual período do ano passado. Todo fluxo deve se normalizar e ganhar maior volume a partir da segunda quinzena de março”, projeta Brandalizze.

O analista ressalta, ainda, que os chineses vão aguardar o maior ritmo de embarques de soja do Brasil, uma vez que a oleaginosa dos Estados Unidos não é competitiva neste momento. “A China não tem interesse em comprar novos volumes dos americanos. O grão está com uma diferença de US$ 1 dólar por bushel em relação ao prêmio negociado no Brasil. Além disso, ainda temos um volume de 60 milhões de toneladas para serem negociadas”, comenta.

Tendência de preços

Segundo o analista de mercado, não existe um cenário ainda mais altista para os preços da soja a nível interno no curto prazo. “No atual patamar, a soja já está valorizada. Mas, quando entrarmos no pico da safra, com aumento de custos por conta dos fretes, a tendência é de queda nas cotações, especialmente entre março e abril”, projeta Brandalizze.

Fonte(s): Canal Rural

Comentários

Últimas notícias

Aconteceu
Lula sanciona lei que cria Carteira Nacional do Professor

Documento dará descontos em hotéis e cartões de crédito

Aconteceu
Governo amplia mobilização de vacina contra HPV em jovens até dezembro

Meta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens de 15 a 19 anos

Aconteceu
Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, alerta Opas

Dez países das Américas registraram ocorrência da doença

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.